José Ataide


Publicidade


Entenda por que Kayky não reforçará o Bahia na estreia da Libertadores

O atacante Kayky, que retornou ao Bahia em 2025, segue em processo de recuperação após uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo sofrida em julho de 2023. Após cirurgia na Inglaterra e um período de 15 meses afastado, o jogador enfrenta um processo gradual de recondicionamento físico antes de sua reestreia pelo Tricolor.

Kayky durante o treinamento desta sexta-feira (14). | Foto: Rafael Rodrigues / EC Bahia.

Inicialmente, a previsão de recuperação de lesões de LCA é de nove meses, mas uma série de intercorrências retardou seu retorno. Em novembro de 2024, ele voltou a campo por 45 minutos, mas sofreu uma lesão no adutor, de menor gravidade. Desde então, Kayky participou de sete partidas pelo Sparta Rotterdam, da Holanda, com sua última aparição ocorrendo em 19 de janeiro deste ano, quando jogou por oito minutos no empate com o RKC Waalwijk.

Devido ao longo período sem atuar regularmente, a comissão técnica do Bahia, juntamente com o Departamento de Saúde e Performance, optou por não levar o atacante para a estreia na Libertadores, diante do The Strongest, na altitude da Bolívia. Embora já esteja treinando normalmente no campo, ele segue um processo de progressão de carga e precisa acumular mais treinos com o grupo antes de ser relacionado.

Ainda assim, Kayky apresentou uma condição física melhor do que o esperado, segundo informações do clube. A expectativa é que ele ganhe minutos na partida contra o Juazeirense, no dia 22 de fevereiro, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, pelo encerramento da primeira fase do Campeonato Baiano de 2025.