Foram 90 minutos de tensão e uma pressão enorme das arquibandas. O Paysandu era melhor na partida, mas o Cuiabá não se deixava desistir. Quando o jogo se encaminhava para o título do Papão, Paulinho acertou cabeceio certeiro e empatou o confronto no placar agregado. O roteiro foi o mesmo nas cobranças de pênaltis. Ednei errou a primeira cobrança, o Paysandu ficou em vantagem até o último chute, que Caíque mandou para fora. Nas alternadas, Felipe Marques fez e Nicolas acertou a trave. Festa do Dourado em um Mangueirão lotado de torcedores bicolores, calados, atônitos. O Cuiabá garante seu segundo título da Copa Verde e uma vaga direta nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2020.
Este é o segundo título do Cuiabá da Copa Verde, e o segundo sobre um clube do Pará. Em 2015, o Dourado bateu o Remo em uma virada épica: perdeu o jogo de ida, no mesmo Mangueirão, por 4 a 1. Na volta, na Arena Pantanal, fez 5 a 1 nos azulinos e foi campeão.
Hélio dos Anjos chegou ao Paysandu no dia 31 de maio e o clube não havia sofrido uma derrota sequer desde então. Foram 22 jogos invictos. Agora são 23 partidas, 6 vitórias, 16 empates e um derrota. A temporada acabou para o time paraense, que só volta a campo em janeiro, pelo estadual. O técnico tem contrato até o final de 2020.
O Cuiabá começou batendo e Ednei, de cara, desperdiçou a primeira cobrança. O Paysandu passou o restante da sequência em vantagem. Leandro Lima, Thiago Primão, Tony e Micael acertaram. Na última batida ficou a cargo de Caíque Oliveira, considerado o melhor cobrador do time. De estilo excêntrico, acabou mandando direto para fora. Felipe Marques iniciou as alternadas e acertou. Nicolas, então, acertou o travessão e decretou o título do clube mato-grossense.
Até antes da bola rolar, a torcida do Paysandu proporcionou uma grande festa nas arquibancadas. Tradição nos últimos anos em jogos decisivos, a Fiel apresentou um novo moisaico na entrada dos jogadores ao gramado.
Público e renda
Pagantes: 32.200
Não pagantes: 2.800
Total: 35 mil pessoas (carga máxima atual)
Renda bruta: R$ 951.710,00
Fonte: Globo Esporte