José Ataide


Publicidade


Veja quem pode se despedir do Santos depois do jogo contra o Flamengo, o último do ano

O Santos entra em campo neste domingo, às 16h (de Brasília) para enfrentar o Flamengo, na Vila Belmiro, pela última rodada do Campeonato Brasileiro, em um jogo que pode ser o último de parte considerável do atual elenco do Peixe.

Os motivos das possíveis despedidas no Santos variam desde contratos chegando ao fim até desgaste interno no clube.

Por isso, o GloboEsporte.com reuniu uma lista com os possíveis nomes que podem dar adeus ao Peixe neste domingo e começar a próxima temporada longe da Baixada Santista.

O nome mais comentado na imprensa esportiva paulista nos últimos dias é o do técnico Jorge Sampaoli. Com uma relação ruim com o presidente José Carlos Peres, o argentino não expõe sua real situação à diretoria e pode ser o primeiro nome a deixar o clube.

Até agora, Sampaoli não confirmou seu futuro e se disse apenas focado em concluir a temporada no Santos. Além disso, o treinador já recebeu sondagens do Racing (ARG), e do Palmeiras, arquirrival do Peixe, que é o mais cotado a “levar” o argentino.

O cenário interno indica ao santistas que é improvável que Jorge Sampaoli continue à frente da equipe em 2020, quando o Santos disputará a Libertadores, apesar de o contrato do argentino terminar somente no final do ano que vem.

Gustavo Henrique

Gustavo Henrique já pode assinar um pré-contrato com qualquer clube — Foto: Ivan Storti/Santos FC

Gustavo Henrique já pode assinar um pré-contrato com qualquer clube — Foto: Ivan Storti/Santos FC

Segundo jogador que mais atuou pelo Santos na temporada, com 54 jogos – quatro a menos que o volante Diego Pituca –, o zagueiro Gustavo Henrique foi um dos pilares defensivos do técnico Jorge Sampaoli no ano, mas também deve deixar o Peixe.

Com contrato válido até o fim de janeiro de 2020, Gustavo Henrique já está liberado para assinar um pré-contrato com qualquer equipe e deixar o Peixe de graça em fevereiro. Dirigentes do Santos garantem que a proposta de renovação já está há tempos nas mãos do zagueiro, que, por sua vez, alega que o clube demorou para procurá-lo para estender o vínculo.

Por isso, com a insatisfação do jogador, que fez uma grande temporada, as propostas devem surgir e o atleta deve deixar o Santos de graça.

Lucas Veríssimo

Lucas Veríssimo pode ajudar o Santos a fazer caixa — Foto: Ivan Storti/Santos FC

Lucas Veríssimo pode ajudar o Santos a fazer caixa — Foto: Ivan Storti/Santos FC

Além de Gustavo Henrique, o outro “xerife” da defesa do Santos também pode ir embora do clube.

Lucas Veríssimo é visto dentro do clube com um jogador com potencial para ajudar as finanças do Santos. Por isso há o desejo por parte da diretoria de negociá-lo com o exterior para fazer caixa.

O zagueiro tem contrato com o Santos até o fim de junho de 2022 e, no ano passado, o Peixe chegou a recusar propostas de até 10 milhões de euros pelo atleta. Porém, agora o clube se encontra em um momento financeiramente ruim, e a venda de Veríssimo seria um alívio para os cofres santistas.

Em alta, Lucas Veríssimo é sempre cotado para ser negociado com clubes da Europa, principalmente da Itália, em período de janela de transferências.

Jorge

Jorge também deve deixar o Santos — Foto: Ivan Storti/Santos FC

Jorge também deve deixar o Santos — Foto: Ivan Storti/Santos FC

O lateral-esquerdo Jorge tem contrato de empréstimo com o Santos até o fim da temporada e não deve ser comprado pelo Peixe por três motivos: os valores, a queda de rendimento e o atrito com o atacante Eduardo Sasha.

Jorge está emprestado pelo Monaco, da França, e o Santos não tem condições financeiras de comprá-lo neste momento. Um novo empréstimo é considerado improvável, apesar de o Peixe não descartar totalmente a possibilidade de tentar segurar o lateral-esquerdo por mais um ano.

Além disso, desde que retornou de uma convocação para a seleção brasileira, Jorge caiu de rendimento no Santos, mas mesmo assim foi mantido como titular por Sampaoli. O lateral iniciou 13 dos 15 jogos seguintes – em todas essas partidas, porém, não fez gol e nem deu assistência.

Por fim, o clima entre Jorge e Eduardo Sasha não é dos melhores. Os atletas discutiram no clássico entre Santos e São Paulo, e Jorge chegou a colocar o dedo no rosto do companheiro de equipe.

Dois dias depois, o atacante afirmou que teve vontade de “dar um soco na cara” do lateral, e que havia perdido a admiração por ele.

Por isso, o cenário mostra que é improvável que o torcedor santista veja Jorge vestindo a camisa do Peixe no ano que vem.

Derlis González

Derlis González - Santos — Foto: Ivan Storti/Santos FC

Derlis González – Santos — Foto: Ivan Storti/Santos FC

O paraguaio Derlis González começou o ano em alta no Santos, quando fez um bom Campeonato Paulista. Porém, depois da Copa América, o atacante perdeu espaço no ataque do Peixe, o que deve motivar o fim da passagem do atleta pelo clube.

Derlis pertence ao Dínamo de Kiev, da Ucrânia, e tem contrato de empréstimo com o Santos até o meio do ano que vem. Porém, a falta de sequência no time titular e o limite de estrangeiros são fatores que podem pesar para que o atacante e o clube façam um acordo para encerrar o vínculo.

Dos últimos dez jogos do Santos na temporada, Derlis González participou de apenas quatro.

Vanderlei

Vanderlei no treino do Santos — Foto: Ivan Storti/Santos FC

Vanderlei no treino do Santos — Foto: Ivan Storti/Santos FC

De todos os citados, o goleiro Vanderlei é o que tem mais chances de ficar, mas mesmo assim sua permanência não é garantida.

Ídolo do Santos, o goleiro era titular absoluto da equipe antes da chegada de Sampaoli. Porém, o treinador pediu a contratação de Everson e colocou Vanderlei no banco.

Por isso, sem espaço e com um dos maiores salários do elenco, Vanderlei também pode pintar na lista de despedidas do Santos.

Fonte: Globo Esporte