José Ataide


Publicidade


Baianão 2025: Confira todos os cenários das equipes para a última rodada da primeira fase

Passadas as oito rodadas, a primeira fase do Campeonato Baiano se aproxima do fim com quase todos cenários definidos, restando somente quatro confrontos. A nona e última rodada do Baianão terá início neste sábado (22), com todas as partidas sendo realizadas no mesmo horário, especificamente às 18h30.

 

Vale ressaltar que o duelo entre os já rebaixados Jacobina e Colo-Colo não acontecerá, pois a Federação Bahiana de Futebol (FBF) decidiu cancelar a partida. A decisão ocorreu na última quinta-feira (20), após os clubes solicitarem formalmente à federação para que o embate não fosse realizado. O jogo estava programado para o próximo sábado (22), às 18h30, no estádio Alberto Oliveira (Joia da Princesa), em Feira de Santana.

 

Veja abaixo todos os cenários de todos os dez participantes da elite do futebol baiano:

 

VITÓRIA
O Esporte Clube Vitória é o líder isolado do Campeonato Baiano. Com 18 pontos na tabela, o time Rubro-Negro foi o primeiro a se classificar para as semifinais da competição. Até o momento, a campanha é de cinco vitórias e três empates em oito jogos disputados.

Apesar de estar confortável na tabela, o Leão tem motivos para dar importância ao último jogo da primeira fase. Caso vença o Atlético de Alagoinhas neste sábado, o clube não poderá ser mais alcançado e irá assegurar a melhor campanha da competição, ou seja, terá prioridade para ser mandante nos jogos do mata-mata, inclusive, em uma eventual final do Estadual. 

 

Conforme o regulamento do Baiano, caso o Vitória se classifique em primeiro lugar, deverá enfrentar Atlético de Alagoinhas ou Juazeirense nas semifinais do Baianão. Vale lembrar que o primeiro enfrenta o quarto, enquanto o segundo enfrenta o terceiro. 


Foto: Maurícia da Matta/Bahia Notícias

 

JACUIPENSE
Segundo colocado na tabela com 16 pontos, o também já classificado Jacuipense segue no retrovisor do Vitória — ainda que com certa distância. Com uma campanha de quatro vitórias e quatro empates, o Leão do Sisal ainda mira a liderança do Baianão.

Para garantir a melhor campanha da primeira fase, o cenário não é fácil diante de um Vitória embalado, mas é possível. Para o Jacupa terminar em primeiro na fase inicial, terá que vencer o Jequié no Waldomirão — de preferência com placar elástico — e torcer por uma derrota do Rubro-Negro Baiano da mesma maneira para o Atlético de Alagoinhas. 

 

Com o Bahia na terceira colocação com um ponto a menos, o Jacuipense também pode ser ultrapassado, mas em termos de enfrentamento pelas semis, caso sejam invertidas as posições, se enfrentam da mesma maneira. Se ficar em segundo, decide o jogo em casa, ficando em terceiro, decide fora.

 


Foto: Lucas Pena/EC Jacuipense

 

BAHIA
O Esporte Clube Bahia é o último entre os clubes já classificados para as semifinais. Terceiro lugar na tabela do Baianão, o Esquadrão soma 15 pontos na tabela e já tem cenário definido na primeira fase. Tendo iniciado a competição com a equipe de base, o clube até o momento possui quatro triunfos, três empates e uma derrota.

 

O Tricolor de Aço não pode mais ser alcançado pelo quarto colocado da zona de classificação, restando somente a terceira ou a segunda colocação, o que não mudaria o confronto pelas semifinais. No entanto, caso assegure a vice-liderança, decide o embate pelas semis em casa.

 

Jogando na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, o Bahia terá pela frente o confronto contra a Juazeirense, e deverá levar novamente uma equipe alternativa, tendo em vista que nesta terça-feira (25) terá confronto decisivo contra o The Strongest, pelo jogo de volta da segunda fase da Copa Conmebol Libertadores. Na Bolívia, o resultado terminou em empate por 1 a 1.

 


Foto: Maurícia da Matta/Bahia Notícias

 

ATLÉTICO DE ALAGOINHAS
Quarto colocado na zona de classificação, o Atlético de Alagoinhas terá partida decisiva contra o Vitória. Com 13 pontos na tabela, o Carcará ainda não se classificou para as semifinais e brigará pela última vaga contra a Juazeirense, quinta colocada. Até aqui, o retrospecto geral é de três vitórias, quatro empates e uma derrota. 

 

O Atlético tem classificação encaminhada e precisa vencer ou apenas empatar com o Leão na última rodada para garantir a vaga nas semis. No entanto, o embalado líder promete jogo duro e pode ser a pedra no sapato do clube.

 

Caso o Carcará perca o confronto no Carneirão, terá que torcer por uma derrota ou empate do Cancão de Fogo para não ser ultrapassado na tabela.

 


Foto: Maurícia da Matta/ Bahia Notícias

 

JUAZEIRENSE
Com três vitórias, quatro empates e quatro derrotas nos oito jogos disputados, a Juazeirense terá a missão mais difícil da última rodada. Quinto colocado na tabela, o Cancão ainda briga pela última vaga nas semifinais do Baiano, mas terá que ultrapassar alguns obstáculos.

 

Caso queira a quarta colocação, que pertence ao Atlético de Alagoinhas atualmente, precisa vencer o terceiro colocado Bahia dentro da Fonte Nova por um placar bem elástico e torcer para o Vitória fazer o mesmo contra o Carcará. Na tabela, o saldo de gols da equipe de Juazeiro é negativo, totalizando −2, enquanto o do Atlético é positivo, com quatro no total.

 

Se conseguir a classificação, a Juazeirense enfrentará o primeiro colocado da primeira fase, decidindo o jogo de volta das semifinais fora de casa.

 


Foto: Sant Fotografia/Juazeirense

 

JEQUIÉ
O Jequié não tem mais objetivos para disputar, a não ser subir de posição. Sexto colocado no Baianão com nove pontos, o clube perdeu a chance de entrar na briga pelo G4 na oitava rodada, quando foi derrotado para o Vitória por 2 a 0, no Estádio Manoel Barradas.

 

Até o momento, o Jipão soma duas vitórias, três empates e três derrotas na competição. Para encerrar o calendário do Campeonato Baiano, a ADJ recebe o Jacuipense no Estádio Waldomiro Borges.

 

Após o embate, o Jequié irá mirar os esforços para disputar mais duas competições no calendário, sendo elas a Copa do Brasil e a Série D do Campeonato Brasileiro. Nesta quarta-feira (26), o time irá enfrentar o Retrô, no Waldomirão, às 19h30, pela primeira fase do torneio.

 


Foto: Reprodução/Instagram/Lucas Hallon

 

BARCELONA DE ILHÉUS
O Barcelona de Ilhéus não conseguiu repetir a campanha da temporada passada, onde foi terceiro colocado. Sétimo na tabela com nove pontos na edição atual do Baiano, o clube é mais um, ao lado do Jequié, que não tem mais pelo que brigar na competição. Nas oito partidas disputadas, o Barça foi a equipe que mais empatou e também esteve entre as que menos perderam, totalizando apenas uma vitória, uma derrota e seis empates.

 

Derrotado para o Bahia no placar de 1 a 0, pela oitava rodada do Baianão, sendo mandante no Estádio do Barradão, a Onça também perdeu a chance de brigar pela quarta vaga no G4, podendo agora apenas lutar por colocações melhores na tabela, com limite até o quinto lugar. 

 

Assim como o Jequié, o Barça terá outras duas competições para disputar. O próximo compromisso será a partida contra o Athletic, de Minas Gerais, na próxima terça-feira (25), pela primeira fase da Copa do Brasil, no Waldomirão. O Barcelona também disputará a Série D do Brasileirão nesta temporada.

 


Foto: Maurícia da Matta/Bahia Notícias

 

PORTO SPORT CLUB
Caçula do Campeonato Baiano, o Porto Sport Club teve uma estreia de altos e baixos em sua primeira edição, amargando a oitava colocação da tabela com oito pontos. Com duas vitórias, dois empates e quatro derrotas, a equipe de Porto Seguro ficou a cinco pontos de entrar na zona de rebaixamento, mas não sofreu perigo de rebaixamento apesar da colocação. 

 

Fechando a lista dos clubes de ‘meio de tabela’ o Porto é o único que terá missão importante. Mesmo com a briga pela vaga nas semis descartada, o clube almeja terminar em quinto colocado no Baiano, para garantir uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro em 2026. Para isso acontecer, terá que vencer o Barcelona no Agnaldo Bento e torcer para Jequié e Juazeirense perderem seus jogos. 

 

Após o fim do Campeonato Baiano, o Porto encerra o seu calendário de jogos oficiais em 2025.

 


Foto: Maurícia da Matta/ Bahia Notícias

 

JACOBINA E COLO-COLO
Lanternas do Campeonato Baiano, Jacobina e Colo-Colo tiveram campanhas quase idênticas, sendo diferenciadas apenas pelo saldo de gols. O Jegue da Chapada, com −12 de saldo, atualmente é o nono colocado na tabela com três empates e cinco derrotas, enquanto o Tigre de Ilhéus, que possui −15 de saldo, é o décimo colocado e possui o mesmo histórico.

 

Na última rodada, os clubes se enfrentariam neste sábado, no entanto, ambas as equipes solicitaram à Federação Bahiana de Futebol (FBF), que o jogo fosse cancelado. O pedido foi acatado pela entidade e as equipes encerraram as suas participações no Baianão.

 

“Na verdade, foi um pedido feito em conjunto por ambas as equipes, porque a gente entendia que era uma partida que não fazia mais sentido acontecer, já que ambos os clubes não brigam por mais nada na tabela e estão rebaixados”, declarou o presidente do Jacobina, ao Bahia Notícias. 

 

Ainda conforme o mandatário do Jegue, “era um jogo que não mudaria nada na tabela, logo, foi enxergada uma oportunidade de economizar custos para ambos os times, para a FBF e para a TVE (emissora que detém os direitos de transmissão do Baianão), ou seja, era bom para todo mundo”. A FBF e a TVE foram consultadas e ambas aceitaram. 

 


Foto: Maurícia da Matta/Bahia Notícias