José Ataide


Publicidade


Carpini chega a quatro meses de Vitória com 31% de aproveitamento; veja retrospecto

A partida contra o Juventude, neste sábado (21), às 16h, no Barradão, marcará a 23ª do técnico Thiago Carpini à frente do Vitória. Após a estreia no dia 23 de maio, contra o Botafogo, pela 3ª fase da Copa do Brasil, o treinador chega a quatro meses defendendo as cores do Leão com 22 jogos, seis vitórias, três empates, 13 derrotas e 31% de aproveitamento. 

 

Contratado após a demissão de Léo Condé, campeão da Série B de 2023, Thiago Carpini começou com a eliminação na 3ª fase da Copa do Brasil após perder por 2 a 1 para o Botafogo, no Barradão. Na ida, o Leão já havia sido derrotado por 1 a 0.

 

A partir daí, a missão do técnico estava clara: fugir da zona de rebaixamento após o Leão somar apenas um ponto nas primeiras cinco rodadas. Em seu primeiro jogo comandando o Vitória na Série A, derrota por 2 a 0, no Barradão, contra o Atlético Goianiense, pela 7ª rodada.

 

Na sequência, o Vitória engatou quatro jogos de invencibilidade, somando dois empates contra Cuiabá e Juventude e vitórias diante Internacional e Atlético Mineiro, saindo do Z4 pela primeira vez. Nas nove rodadas seguintes, o Vitória perdeu fôlego, sofreu com faltas de opções no plantel, e venceu apenas duas vezes (Fluminense e Criciúma).

 

Com caras novas após a última janela de transferências, na qual o Rubro-Negro contratou dois zagueiros (Neris e Edu), dois volantes (Machado e Ricardo Relly) e dois atacantes (Carlos Eduardo e Gustavo Mosquito), com a participação de Carpini, o Vitória conseguiu um grande resultado ao bater o Palmeiras, no Allianz Parque, pela 20ª rodada.

 

Porém, apesar de ter performado bem em duelos contra Cruzeiro e Vasco, por exemplo, o Leão venceu apenas uma vez nos últimos cinco compromissos na Série A, justamente contra o Atlético Goianiense, no último sábado (14).

 

CARPINI À FRENTE DO VITÓRIA 

22 jogos
6 vitórias (Internacional, Atlético-MG, Fluminense, Criciúma, Palmeiras e Atlético-GO)
3 empates (Cuiabá, Juventude e Cruzeiro)
13 derrotas (Botafogo duas vezes, Atlético-GO, RB Bragantino, Athletico-PR, Corinthians, Fortaleza, Grêmio, Flamengo, Bahia, São Paulo e Vasco)
24 gols marcados
32 sofridos
31% de aproveitamento

 

Na 17ª colocação do Campeonato Brasileiro com 25 pontos, dois atrás do Fluminense, primeiro time fora da zona de rebaixamento, o Vitória tem mais 12 partidas para evitar o retorno para a Série B.

 

Além do Juventude, o Rubro-Negro enfrenta Internacional (casa), Atlético Mineiro (fora), RB Bragantino (casa), Fluminense (casa), Athletico-PR (fora), Corinthians (casa), Criciúma (fora), Botafogo (fora), Fortaleza (casa), Grêmio (casa) e Flamengo (fora). 

Por Hugo Araújo