O Flamengo venceu o Grêmio por 1 a 0, neste domingo, em Porto Alegre, e ficou mais perto de ser campeão brasileiro. Mesmo tendo iniciado o jogo com apenas três titulares, uma preservação para a final da Libertadores contra o River Plate, dia 23, em Lima, o Rubro-Negro foi melhor no primeiro tempo, no qual abriu o placar com gol de Gabriel, de pênalti. O atacante foi expulso no segundo, o que gerou uma grande pressão do time gaúcho, que luta por uma vaga na Libertadores de 2020. O carioca soube suportar e confirmou mais três pontos, aumentando a vantagem sobre o Palmeiras, o segundo colocado.
Com a primeira vitória na Arena (em nove jogos), o Flamengo chegou a 81 pontos. É o líder isolado e aumentou a diferença para o Palmeiras, segundo colocado, que empatou com o Bahia, em Salvador, neste domingo. O time paulista soma 68 pontos. São 13 pontos de vantagem, fantando quatro rodadas para o time carioca e cinco, ao paulista. No domingo, caso o Verdão não vença o Grêmio, em São Paulo, o Rubro-Negro será campeão. O Tricolor, aliás, continua em quarto, com 56 pontos. Tem agora três a mais do que o São Paulo, o quinto, na disputa por uma vaga no G-4.
Logo após ter sido expulso por reclamação, Gabriel foi vaiado pela torcida do Grêmio. Ao deixar o campo e ir em direção ao vestiário, fez um gesto com a mão indicando o número cinco. Foi uma provocação, ao lembrar o 5 a 0 da semifinal da Libertadores, resultado pelo qual o Rubro-Negro eliminou o Tricolor.
Fonte: Globo Esporte