Com a final brasileira entre Botafogo e Atlético Mineiro na Libertadores de 2024 tendo sido concretizada na noite da última quarta-feira (30), abriu um mar de possibilidades do Bahia conseguir a tão sonhada classificação para a Libertadores de 2025. Confira abaixo as chances do Tricolor de se classificar:
Caso o Botafogo seja o campeão da Liberta deste ano, a sétima vaga por meio da tabela de classificação abre automaticamente, isso porque o Fogão está matematicamente classificado para a próxima edição da competição continental devido sua posição no Brasileirão, segundo a UFMG. Em caso de título do Atlético Mineiro, a vaga dada pela Copa do Brasil vai para o Flamengo, independente do resultado da final da copa nacional. Como o Flamengo, de acordo com Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), possui atualmente 96,7% de terminar entre os seis primeiros colocados, a vaga iria para um time fora dessa zona, que é caso do Bahia.
Atualmente, o Esquadrão está na 7ª posição do Campeonato Brasileiro. E estando no G-7, as coisas ficam um pouco mais fáceis, mas nem tanto. Para garantir o G-7, com base na projeção de pontuação do atual 8º colocado, o Cruzeiro, o Tricolor teria que conquistar nove pontos em 21 possíveis, tendo assim um aproveitamento de 43% nesses confrontos restantes. Como o Bahia possui 33% de aproveitamento nos últimos 21 pontos disputados, o clube precisa aumentar em 10% sua taxa de sucesso no Brasileirão.
Pensando que o Cruzeiro, 8º colocado do Campeonato Brasileiro, tem um aproveitamento de 47,3% nos últimos 7 jogos, e caso repita o mesmo aproveitamento nos 7 jogos seguintes, o Bahia teria que vencer mais três jogos, conseguindo assim 9 pontos, para não ser ultrapassado pelo time mineiro, caso o clube celeste mantenha o atual aproveitamento. Conseguindo mais três triunfos, o Tricolor de Aço se estabilizaria no G-7 e seria mais um time brasileiro a classificar-se para a Copa Libertadores de 2025.
Na sequência do Brasileirão, o Bahia tem São Paulo (casa), Juventude (fora), Palmeiras (casa), Athletico (casa), Cuiabá (fora), Corinthians (fora) e Atlético-GO (casa). Cinco dos sete times brigam na parte de baixo da tabela, um é adversário direto e um está praticamente classificado para a Libertadores de 2025. Para se garantir no G-7, o Bahia teria que vencer pelo menos três, desses sete jogos restantes.
Visando o São Paulo, o Bahia volta aos treinos ainda nesta quinta-feira, às 15h30, no CT Evaristo de Macedo.