O Bahia conheceu, nesta quinta-feira (19), seu adversário na segunda fase da Pré-Libertadores 2024: o The Strongest, da Bolívia. A equipe boliviana, que disputou na atual temporada o título nacional, chega à competição internacional embalada por uma goleada recente, mas enfrenta dificuldades históricas em jogos fora de casa.
Tradicional participante da Libertadores, o The Strongest esteve presente em todas as edições do torneio desde 2012. Apesar disso, a equipe tem um retrospecto negativo como visitante: não vence fora de casa desde 2017, acumulando 21 partidas consecutivas sem vitória longe de seus domínios. Em La Paz, por outro lado, o desempenho é positivo: perdeu apenas quatro dos últimos 22 jogos disputados em casa.
Um dos principais desafios para o Bahia será enfrentar a altitude de 3.640 metros do Estádio Hernando Siles, o segundo mais elevado entre os participantes da Libertadores 2024. O estádio fica atrás apenas do Villa Ingenio, do Always Ready, localizado a 4.090 metros acima do nível do mar.
Já sem chances de título, o The Strongest ocupa atualmente a segunda colocação do campeonato boliviano, com quatro pontos a menos que o líder Bolívar e restando duas rodadas para o fim da competição. Na última quarta-feira (18), o clube boliviano aplicou uma goleada por 8 a 0 sobre o San Antonio Bulo Bulo, equipe que disputará a fase de grupos da Libertadores.
O confronto entre Bahia e The Strongest será disputado em dois jogos. A primeira partida ocorrerá em La Paz, e o duelo de volta será na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, em Salvador. Quem avançar enfrentará o vencedor do duelo entre Boston River, do Uruguai, e Ñublense, do Chile, na terceira fase da competição.