Após estrear com derrota na Série A, em Caxias do Sul, quando perdeu para o Juventude por 2 a 0, no último sábado (29), o Vitória “vira a chave” e faz outra estreia na temporada. Nesta quarta-feira (2), no Barradão, o Leão enfrenta o Universidad Católica, do Equador, pela 1ª rodada do Grupo B da Copa Sul-Americana.
O jogo marca o retorno do Leão à competição internacional, que não disputa desde 2016, quando caiu para o Coritiba, na 2ª fase, na época em que a Sul-Americana ainda não era jogada com fase de grupos. Esta será a sexta participação rubro-negra na “Sula” e, além do Universidad Católica, o Vitória enfrentará o Defensa y Justicia, da Argentina, e o Cerro Largo, do Uruguai, na fase de grupos.
Para a partida, o técnico Thiago Carpini poderá contar com os retornos do meia Matheuzinho e do volante Baralhas, que desfalcaram o Leão contra o Juventude por conta de problemas musculares. Vale a pena lembrar que apenas o primeiro colocado de cada grupo da Copa Sul-Americana avança para as oitavas de final. Os segundos colocados disputarão uma fase prévia, contra os terceiros colocados dos grupos da Libertadores.
Após enfrentar o time da cidade de Quito, capital do Equador, o Vitória joga novamente no Barradão, desta vez contra o Flamengo, no domingo (6), às 18h30, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na sequência, o Leão volta a jogar pela Copa Sul-Americana, contra o Defensa y Justicia, na quinta-feira (10), às 19h, no Estádio Norberto Tomaghello, em Buenos Aires.
UNIVERSIDAD CATÓLICA
O Universidad Católica chega para enfrentar o Vitória após derrota no Campeonato Equatoriano, no último sábado (29). O “Trencito Azul”, como é conhecido, perdeu para o Vinotinto, pela 6ª rodada do campeonato nacional e ocupa o 5° lugar do torneio, com duas vitórias, três empates e uma derrota.
O time do técnico Diego Martínez soma sete jogos na atual temporada e a derrota no último sábado foi o primeiro revés. Para conquistar vaga na fase de grupos da Copa Sul-Americana, o Universidad Católica teve que jogar a fase prévia, quando precisou eliminar o Aucas, também do Equador.
Para o duelo no Barradão, o Universidad Católica terá dois desfalques importantes: o meia Facundo Martínez e o goleiro Rafael Romo, ambos por lesão. Aos 40 anos, o argentino Martínez está na Católica desde 2010 e nem viajou para Salvador por conta de uma lesão na lombar. Já o goleiro titular venezuelano Romo, foi diagnosticado com osteocondropatia no tornozelo direito e será submetido a uma artroscopia.
Pela 2ª rodada da Copa Sul-Americana, a equipe equatoriana enfrenta o Cerro Largo, em casa, no Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito.
FICHA TÉCNICA
Vitória x Universidad Católica (do Equador)
Copa Sul-Americana – 1ª rodada do Grupo B
Local: Estádio Manoel Barradas, o Barradão
Data: 2/4/2025
Horário: 21h30
Árbitro: José Cabero, do Chile
Assistentes: Juan Serrano e Alejandro Molina, ambos do Chile
VAR: Rodrigo Carvajal, do Chile
Transmissão: Paramount+
Vitória: Lucas Arcanjo; Cáceres, Lucas Halter, Zé Marcos e Hugo; Ricardo Ryller, Baralhas e Pepê; Matheuzinho, Gustavo Mosquito e Janderson. Técnico: Thiago Carpini.
Universidad Católica: Lara; Anangonó, Cangá, Medina e Castillo; Troya, Cacciabue, Romero, Ismael Díaz e Mauro Díaz; Palacios. Técnico: Diego Martínez.